Visto Americano - Como tirar o visto americano

Pessoal, tudo bem? Nesse post vou explicar todas as etapas para solicitar o visto americano, de turismo, aquele que você pode ficar por até 3 meses passeando nos EUA.

É muito importante que você tenha o passaporte válido por no mínimo 6 meses, e que este esteja em boas condições.

O Consulado Americano recomenda fortemente que você não compre passagens ou reserve hotéis até receber o passaporte com o visto aprovado, então solicite o visto com muita antecedência para fazer seus planos com calma.

ATENÇÃO: POST ATUALIZADO EM 2016, EU PRECISO REVISAR O PASSO A PASSO URGENTE, CUIDADO COM AS INSTRUÇÕES DAQUI QUE PODEM TER MUDADO.


Exemplo de visto americano emitido no passaporte. 



TIPO DE VISTO

Existem muitos tipos de visto, mas vou explicar especificamente as etapas sobre o visto de turismo, chamado de B2. O visto que você pode passear nos EUA mas não pode morar ou trabalhar.


SOLICITAÇÃO DO VISTO

Nessa primeira etapa, você terá que preencher o formulário on-line para a solicitação do visto, chamado de formulário DS-160.
Clique aqui para preencher, nele você terá que fornecer seus dados pessoais, profissionais e seu histórico de vida como forma de segurança.

No vídeo abaixo eu explico passo a passo como preencher o formulário DS-160, apesar de ser fácil, deve ser preenchido em inglês e muitos tem dúvidas. Aproveite e conheça o canal, tem muitos outros vídeos legais.



Após preenchido o formulário, imprima-o e siga para a próxima etapa, de agendamento.


AGENDANDO AS DUAS ENTREVISTAS

Agora, acesse o site do departamento de solicitação de vistos: https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv
Se for o seu primeiro pedido de visto, é necessário agendar uma pré-entrevista no CASV (Centro de atendimento aos solicitantes) e outra entrevista no Consulado, e em alguns casos de renovações, você pode ser dispensado da entrevista no Consulado e precisar comparecer apenas a pré-entrevista no CASV.
Você fará agora o agendamento das duas entrevistas, e o mais importante: o sistema irá solicitar o agendamento da entrevista no Consulado primeiro, e só depois irá solicitar o agendamento da pré-entrevista no CASV. A ordem do sistema não faz muito sentido mesmo, pois a pré-entrevista deve ser agendada obrigatoriamente para uma data anterior a entrevista no Consulado.
No meio deste processo, você terá que pagar a taxa de emissão do visto no valor de US$160 dólares, por boleto ou cartão de crédito. Guarde o comprovante de pagamento desta taxa para levar para a pré-entrevista no CASV.


PRÉ-ENTREVISTA NO CASV

Leve o passaporte, comprovante de agendamento da entrevista, formulário DS-160 que você imprimiu e o comprovante de pagamento da taxa do visto (os US$ 160 que você pagou).
Leve também (como um extra) os documentos que provem como você está pagando essa viagem, como extratos bancários dos últimos meses e/ou declaração de imposto de renda, coisas que provam que você tem como bancar a viagem. E também documentos do seu carro, casa, ou comprovantes de que você trabalha ou estuda no Brasil, provando que você tem um vínculo e que irá retornar ao país. Querem saber se você realmente não vai ficar ilegal nos EUA. Pode ser que nenhum dos entrevistadores peçam nenhum desses comprovantes, mas é recomendado levar tudo sim, pois podem pedir. Importante: chegue no horário agendado, esse dia será um pouco mais rápido que o outro e serve para coletarem suas impressões digitais, documentos oficiais e a foto que será tirada lá.


ENTREVISTA NO CONSULADO

Essa é a entrevista no Consulado, você irá ao local/cidade que escolheu quando preencheu o formulário DS-160. Se prepare para perder o dia, pois pode demorar mais do que a pré-entrevista. Leve todos os documentos novamente que você levou na pré-entrevista, relembrando que os documentos de comprovação de renda e vínculo com o Brasil podem não ser pedidos em nenhuma das duas entrevistas, mas é bom levar uma pastinha com todos, caso peçam justo para você. Leve também o comprovante de agendamento da entrevista.


ENTREGA DO PASSAPORTE

Caso o seu visto seja aprovado após a entrevista no consulado, eles ficam com o seu passaporte para carimbar com o visto, e você tem a opção de pedir para eles entregarem em casa por Sedex, onde você paga uma taxa e recebe o passaporte com o visto em casa em aproximadamente 10 dias, ou você pode utilizar a opção "Retirar no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto - CASV" pois este é o método mais rápido para receber seu passaporte de volta, e assim você terá que ir pessoalmente retirar.

----------

Locais que possuem o CASV, onde você fará a pré-entrevista: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santos e São Paulo.

Locais que possuem o Consulado Americano para a entrevista final: Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

É isso pessoal, lembrando que não sou expert no quesito de vistos e existem milhares de variações entre um caso e outro, portanto responderei as dúvidas básicas, coisas mais complexas como casos específicos de vistos especiais, eu não poderei responder e vocês terão que entrar em contato com os departamentos oficiais responsáveis dos EUA.

Um abraço, se inscrevam no meu canal no youtube e desejo uma ótima viagem. :D



47 comentários:

  1. Gostei muito da sua ajuda. Estou com algumas dúvidas, pois, estou preenchendo os formulários para o meu filho que tem 16 anos e vai para o Canadá num intercâmbio de duas semanas, mas pretende ir para o Alasca, onde ficará uma semana, num navio, e voltará para Vancouver de onde retornará para o Brasil. Então não tem endereço, só do Canada, como proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Martinha, tudo bem? Nesse caso específico, aconselho você a colocar o endereço de qualquer hotel no Alasca, pesquisa na Internet que deve ter vários na cidade que seu filho irá passar de navio, e então coloque o endereço desse hotel apenas como referência, na entrevista do Consulado ele pode explicar que estará no navio. ;)

      Excluir
  2. Ola Boa noite
    Robson meu email e kleitonbonini@hotmail.com
    Robson aos meus 15 anos de idade eu tive problema com a justiça.
    ja se passaram 17 anos na questao nem preso fiquei
    mas responode processo , com tudo eu devo colocar isso aonde no formulario e questionado ????
    por favor me ajuda
    ATT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Tem uma paergunta sobre seu histórico, que você deve informar se teve problemas com a justiça, no preenchimento do DS. Eu explico exatamente em que parte vem essa pergunta no vídeo desse post, assista e conheça o canal. =)

      Abç.

      Excluir
  3. boa tarde, paguei o boleto do ds160.
    só que não imprimir o formulário, como faço essa impressão ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que imprimir a última folha, da assinatura do DS. Abraço =)

      Excluir
  4. Adorei seu vídeo!
    Vim aqui pois preciso de uma ajuda.
    Minha mãe e eu somos autônomas. Eu trabalho com estética a domicílio e n uso carteira assinada.
    Quem vai pagar as viagens é minha tia(já cidadã americana), irmã de minha mãe.
    Vc acha que teremos problemas? Por n ter vinclo comprovado c o Brasil? Já moramos 1 ano na Califórnia em 2001 e voltamos.
    Poxa... me da uma luz. Tô super nervosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Analu, esse caso é bem complicado, pois vão desconfiar muito que vc vai para ficar ilegal. A minha dica é você reunir tudo que comprove que você trabalha no Brasil, tenta pensar em algo, e se tiver algum automóvel ou casa, também já ajuda. Tenta aí e boa sorte, =)

      Excluir
  5. Legal seus videos.
    Tenho uma duvida, eu e minha noiva iremos casar em Janeiro quero saber se no nosso passaporte pode estar Solteiro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado.
      No seu passaporte pode estar a situação atual, que é solteiro, pois quando você tirou o passaporte vc era solteiro então não terá problemas. Porém para comprovar que você é casado, tanto no consulado quanto em algum outro lugar, eles não irão considerar o passaporte e sim a certidão de casamento. Abraço.

      Excluir
  6. Olá! Seu vídeo é muito útil! Só me restou uma dúvida: a data que devo colocar de chegada e partida dos EUA. Chego em Miami dia 12/01. Dia 16/01 embarco em um cruzeiro e volto para Miami dia 26/01. Meu vôo de volta para o Brasil será em 28/01. Acredito que devo colocar data de chegada 12/01 e data de partida 28/01, estou certa? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Dirceia, desculpe a demora, não vi mesmo que tinham comentários aqui. =D

      Excluir
  7. Olá Robson! Você não faz ideia de como me ajudou! Mas tenho ainda uma dúvida: ouvi falar que não tinha mais a pré entrevista. Confere?

    Meu caso e do meu conjugue é bem complicado mesmo, pois moramos na China a 3 meses e vamos ficar por mais 1 ano e meio por conta do trabalho dele, devemos colocar no endereço do formulário D160 o nosso da China ou colocamos o endereço da nossa casa no Brasil.

    De qualquer forma se não souber essas informações, não faz mal pois já nos ajudou muito! Parabéns pelo trabalho e dedicação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Andressa, que bom que gostou. Desculpe a demora, não vi comentários aqui. Então, eu colocaria o endereço da China já que vcs estão morando lá, é válido colocar o endereço atual mesmo. =D

      Excluir
  8. Olá Robson, tire umas dúvidas minha por favor,pretendo tirar o visto com meu marido e meu filho de 2 anos,no caso meu marido irá pagar toda a viagem,não estou trabalhando fico em casa com meu filho,também não possuo ensino superior,com devo preencher a ds nesses campos.Devo marcar desempregada ou outro e especificar que fico em casa cuidando do meu filho,e nas aréas q deveria ser o nome da empresa ou universidade,e endereço o que devo colocar? Se puder por favor me tire essas dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayane, nesses campos tem a opção de colocar "não se aplica" sobre trabalhar e estudar, e no campo sobre quem está pagando pela viagem, preencha que é o marido. No vídeo eu explico melhor esses campos. =D

      Excluir
  9. olá Robson boa noite!
    na medida do possível tire me algumas dúvida por favor:
    eu fui acompanhando o seu vídeo e preenchendo o formulário.
    O detalhe é que eu não possuo impressora e acreditava que eu fosse salvar num pendrive no final , mas nã percebi esta opção.
    E agora ? e mais , como e quando pago o tal do boleto? o fato de eu não ter impresso hj tem algum problema ou posso acessar o form. outro dia para imprimí-lo?
    obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Donizete, eu falo logo no começo do vídeo para salvar o número ID fornecido no começo do formulário, com aquele número e a resposta que você cadastra, vc consegue retomar o formulário, se não salvou tem que preencher tudo novamente. Se salvou, acesse novamente para imprimir a ultima folha. O link para gerar o boleto e próximos passos estão aqui no post mesmo, abraçoo =D

      Excluir
  10. Olá Robson!

    Uma dúvida. Sobre o vínculo com o Brasil, somente eu trabalho, minha espoda é dona de casa. Pagamos aluguel e não temos bens em nossos nomes, existe alguma possibilidade de dúvida da parte deles?! Ou a possibilidade do visto ser liberado pra um e não pro outro, no caso eu que trabalho e pra ela que fica em casa?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, então, vcs tem a opção de preencher separado mas podem claaro marcar a entrevista juntos, então não tem como negar um e aprovar o outro. Vce trabalhando já é um vínculo, se a renda for boa, não acho que eles duvidem de nada não. Ela pode preencher tbm no campo sobre quem pagou pela viagem, que voce que pagou, no vídeo eu detalho um pouco melhor. Abraço.

      Excluir
  11. Robson mais um detalhe!

    Minha esposa e eu vamos tirar nosso passaporte agora em Dezembro, temos que obrigatoriamente esperar 6 meses pra nos aplicarmos para o visto?!

    Obrigado mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deve esperar 6 meses não, pode aplicar pro visto. Quando eu explico a parte de 6 meses válido, é que o passaporte deve valer por mais 6 meses a partir da data que você aplique pro visto, para não correr o risco dele vencer durante a sua viagem, o que não pode acontecer.

      Abs.

      Excluir
  12. olá amigo, estou com um problema, fiz tudo conforme o vídeo, porem na hora do agendamento notei que não aparece a opção de data de agendamento no consulado apenas no casv, mexendo nas opções notei q renunciei minha ida na entrevista, porem eu quero ir sim, como faço para alterar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você deve retomar o formulário e alterar essa informação, pois deve marcar a entrevista sim. Espero que vc tenha salvo o número, como explico no começo do vídeo, assim você conseguirá retomar facilmente o preenchimento do DS. Abs, desculpa a demora.

      Excluir
  13. Boa tarde, estou preenchendo o formulário DS160, na opção " Se eu tenho conhecimento e habilidades com armas de fogo, munições e explosivos e outros tipos. Devo marcar sim?, pois sou reservista do exercito e tenho esses conhecimentos. Isso pode me prejudicar na entrevista? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não prejudica não, já que você explicará em outro campo que trabalha com isso, fora que na entrevista você deve explicar isso também. Sempre diga a verdade, pois eles saberão tudo, então não questione a verdade por medo de nada, eles só vão aprovar se você responder tudo certinho. Abs.

      Excluir
  14. Ola Robson...assisti ao seu vídeo e preciso de mais informações.
    Tenho 2 filhos menores (14 e 16 anos) e minha mãe ja mora nos USA a mais de 25 anos e é cidadã americana e está convidando meus filhos pra passear na Florida e Disney e ficar as férias com ela. Nesse caso você tem alguma dica sobre não ser reprovado o visto....eles terão que fazer a entrevista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. te respondi no vídeo do Youtube que você comentou lá, =D

      Excluir
  15. Boa tarde Robson!

    Tenho 2 dúvidas sobre o pós preenchimento do formulário DS 160, seguem abaixo:

    1- Preenchi os formulários DS 160, um por vez, para mim, meu pai, minha mãe, minha irmã e minha noiva. No entanto pretendo agendar a entrevista de todos no mesmo dia, tanto na CASV como no Consulado, ainda não fiz o agendamento, isso é possível? como?

    2- Apenas preenchi os formulários DS 160, como informado acima, porém não paguei a taxa MRV de UU$ 160,00 e nem agendei as entrevistas, esses formulários possuem algum prazo de validade para o agendamento das entrevistas?

    Muito obrigado, foi bastante útil as informações passadas nesta página.

    Rodrigo Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo, no preenchimento do DS tem a opção de marcar se você vai com alguém, vc deve marcar todos que está indo como um grupo, etc. Assim você consegue depois marcar entrevista pra todos no mesmo dia, quando for agendar a sua entrevista.

      Os formulários não devem ficar parados muito tempo, pois precisam estar o mais atualizado possível, entao isso também conta na hora da entrevista, eles saberão quando vc preencheu e quando foi p entrevista, o intervalo disso não deve ser grande, preencha e já marque a entrevista pra ter mais chances de dar tudo certo.

      Abs =D

      Excluir
    2. PS: No meu vídeo do youtube, eu explico melhor essa parte sobre marcar de estar indo em grupo, etc.

      Excluir
  16. Oi,tenho duvidas,pode me ajudar?
    primeiro: Pedem data de nascimento dos pais,meus pais faleceram há muitos anos e não lembro a data de nascimento exata.Segundo: Quem vai pagar minha viagem é meu marido,não trabalho,sou do lar..Ahh e meu marido não irá na viagem,tem algum problema?

    ResponderExcluir
  17. Boa noite Robson! Show o vídeo!!
    Se eu colocar que vou com minha esposa, Ela tem que estar junto na entrevista ou ela pode ir outro dia. Se eu colocar que vou pra orlando e depois do visto aprovado eu comprar passagem pra outro estado, tem problema? E se eu resolver ir antes de minha esposa, ou seja, sozinho, tem problema? Lembrando que eu e minha esposa temos emprego em multinacionais. Eu ainda curso faculdade. Abraço amigo.

    ResponderExcluir
  18. NOSSA AJUDOU BASTANTE RSRS OBRIGADA
    MAS COMO TODOS TENHO UMA DUVIDA, EM MEU RG MINHA MAE ESTA COM NOME DE CASADA, PORÉM AGORA USA NOME DE SOLTEIRA. ELA SERÁ MINHA ACOMPANHANTE. COMO DEVO PREENCHER, TANTO QUANTO AO PREENCHIMENTO DO NOME DOS PAIS, QUANTO DO ACOMPANHANTE DA VIAGEM

    ResponderExcluir
  19. por favor, me ajudem. como faço para imprimir uma segunda via do ds 160, não acho de jeito algum.

    ResponderExcluir
  20. Obrigado pelas dicas, muito úteis. Mas fiquei com uma dúvida, se puder me ajudar te agradeço.
    Eu trabalho e estudo, na hora de colocar o curso que tenho, não quero colocar que não tenho curso superior, apenas quero informar que estou estudando, e fico com receio de colocar que já tenho, como procedo?

    ResponderExcluir
  21. OI ROBSON
    OBRIGADA VC ME AJUDOU BASTANTE NO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO. ESTOU APENAS COM UMA DÚVIDA, TENHO UMA DEFICIENCIA NOS PÉS E POR ISSO SOU PENSIONISTA (INVALIDA PARA FINS LABORATIVOS)DA UNIÃO E NA PREFEITURA DO RJ. SOU ADVOGADA MAS NÃO ATUO MAIS EM VIRTUDE DO MEU PROBLEMA DE SAUDE.
    ONDE POSSO PREENCHER COM ESSES DADOS? NO CAMPO OCUPAÇÃO O QUE COLOCO?
    OBRIGADA
    THAIS

    ResponderExcluir
  22. Boa Noite, Robson...
    Assisti seu vídeo cno youtube e fiquei com uma dúvida : Já comprei as passagens, pois estavam numa excelente promoção. Você recomenda que eu coloque os dados sobre o voo no DS-160, ou melhor não colocar ?

    ResponderExcluir
  23. olá, tenho uma duvida, posso fazer a pre entrevista em Curitiba? e o restante em Sao Paulo?

    ResponderExcluir
  24. Ola , boa noite!
    estou com algumas duvidas eu e minha mulher temos planos de viajar para orlando com nossa filha de 5 anos , mas nos não somos casados legalmente, ja moramos juntos a 7 anos, como deveremos colocar na DS, solteiro ou casado??
    E quanto na parte de colocar a renda, pois tenho 2, uma formal da empresa onde trabalho a 7 anos e atividades extras, coloco o valor total???
    E minha filha ainda não tem RG coloco o numero da certidao de nascimento
    obrigado ,
    email: marcos_delsilva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Bom dia!
    Gostaria que vc me detalhase mais a parte que pergunta se vc já foi aos Estados Unidos, no caso a resposta sendo"sim", inclusive se já teve visto e as perguntas na sequência desta página.
    obg
    email:charleswelby@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Bom dia!
    Gostaria que vc me detalhase mais a parte que pergunta se vc já foi aos Estados Unidos, no caso a resposta sendo"sim", inclusive se já teve visto e as perguntas na sequência desta página.
    obg
    email:charleswelby@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde Robson tudo bem? Vou te contar um pouco da minha história... Eu fui até uma agência de turismo de um amigo meu e ele acabou preenchendo o meu ds 160, até ai tudo bem, ao preencher da ficha que ele colocou o visto de turismo e negócios e mentiu sobre a minha renda, tudo bem fiz tudo como manda o figurino, o agendamento no casv no dia 15/08 e a entrevista no dia 16/08 para minha tristeza o meu visto foi negado pucha, eu tenho apartamento em meu nome carro, 9 anos de empresa, mesmo assim ela negou, fez 2 perguntas sobre escolaridade e o que eu fazia, e já negou com uma carta rosa com artigo 214b que eu não comprovava vínculos no Brasil, a minha dúvida é, se eu posso já de imediato preencher um outro ds 160 informando o meu salário real que é bem menos do que ele informou anteriormente e mudar o tipo de visto para somente turismo ou devo dar um tempo para tentar novamente? Desde já muito obrigado e parabéns pelo site está muito bom, quando eu vi o seu vídeo eu vi que tinha um monte de erro na minha ds 160.

    ResponderExcluir
  28. Oi eu terminei e gostaria de saber como faço pra pagar e agendar a entrevista

    ResponderExcluir
  29. Em que etapa é gerado o boleto para pagamento da taxa??

    ResponderExcluir
  30. Ola amigo tenho uma duvida.
    A data da entrevista quem escolhe é a pessoa que pretende viajar ou o departamento dos eua é quem escolhe a data? Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir

Copyright © 2020